Quando falamos em identificação adesiva, seja para produtos ou para identificação, uma das primeiras coisas que pensamos são em etiquetas e rótulos, certo? E ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não são sinônimos, e sim, podem ser um complemento informativo, cada uma com sua função, cada uma com a sua instrução. Ao longo desse texto, queremos te mostrar as diferenças entre etiquetas e rótulos e como as nossas soluções em personalizações podem te ajudar na diferenciação do seu negócio.

Rótulos e etiquetas são termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas, se referem a coisas diferentes. Os rótulos são usados para identificar produtos e fornecer informações importantes como: ingredientes, instruções de uso, data de validade. Enquanto as etiquetas podem ser utilizadas para identificar objetos como pastas de arquivo, caixas, informações de armazenamento, bagagens, porém, atualmente, de forma intercambiável, as etiquetas também são utilizadas para adicionar informações extras, podendo ser complementar às etiquetas, criando uma comunicação com o consumidor.

Atualmente, uma das formas mais comuns de utilização de etiquetas é para a classificação informativa, agrupando conteúdos relevantes que facilitem a visibilidade do conteúdo, adicionando identidade visual e comunicação. As etiquetas também podem oferecer informações de motores de busca e redes sociais, ampliando os pontos de contato com o seu cliente. E aqui na Be.Do, oferecemos soluções estratégicas através da união de design, material de qualidade e uma identidade pensada de forma a ser um complemento de marca, promovendo maior visibilidade para o seu negócio.

Qual é a função de um rótulo e quais são as informações obrigatórias?

Quando pensamos em alimentos, alguns itens obrigatórios em um rótulo são: nome do produto, lista de ingredientes, data de validade, informações nutricionais, peso ou volume do produto e nome e endereço do fabricante ou distribuidor. Além disso, pode ser necessário incluir informações específicas dependendo do tipo de produto, como instruções de uso, precauções de segurança e informações sobre alergênicos. E nesse caso, poderia utilizar a etiqueta para adicionar conteúdos complementares, ou falar brevemente sobre a marca, ou até mesmo pensar em um ponto de conexão com o consumidor.

De uma forma geral, os rótulos não devem ser vistos apenas como uma formalidade, e sim um cumprimento da Lei, que visa a informação ao consumidor, e para que estes cumpram a sua funcionalidade e sejam instrumentos informacionais, é importante investir em produtos de qualidade, que sejam legíveis e que estejam de acordo com a identidade visual da sua marca, e por esse motivo as nossas personalizações são feitas com materiais de altíssima qualidade, e temos uma equipe destinada à adequação das informações e da parte gráfica, sempre respeitando a sua marca, mas, cumprindo com a obrigatoriedade dos rótulos.

Posso criar uma combinação entre os meus rótulos e etiquetas?

Sem dúvidas, essa combinação é um atrativo para os clientes, além de auxiliar a visibilidade dos produtos e de suas informações. Quanto mais claro, legível e com a identidade visual expressa, mais atrativa ela se torna, e automaticamente gera uma experiência ao seu consumidor. Independente do produto que você esteja ofertando, é necessário pensar em todo o processo do seu consumidor: Como ele vai abrir esse produto, se a etiqueta ou rótulo deixaram resíduos, e justamente por esse motivo, deixamos uma relação com os tipos de etiquetas e os seus benefícios (adicionar um backlink ao texto anterior) para te auxiliar no processo de escolha.

Seja um rótulo ou uma etiqueta, é sempre válido pensar no conforto, leitura, e na praticidade do seu cliente, desde o momento da compra até o momento da utilização do produto. Na Be.Do, trabalhamos com materiais que se adequam às necessidades específicas da sua distribuição.

O que você precisa saber sobre a diferença entre rótulos e etiquetas?

As etiquetas e rótulos adesivos são produtos versáteis e úteis para aplicações, podem ser produzidas em diferentes materiais, tamanhos, formatos e podem ser impressas com informações variadas. As etiquetas são usadas para identificar e rotular produtos, serviços, eventos, e até mesmo ações promocionais, já os rótulos são usados para informar, falar sobre a composição, índices, materiais, entre outros pontos que além de informativos, cumprem a obrigatoriedade da informação.

Essas podem ser combinadas, ou trabalhadas individualmente, sendo uma opção para maior comunicação e valorização do seu produto diante  seu consumidor final.