Após te apresentar às nossas soluções e falar mais sobre os nossos métodos de produção, uma das questões que mais encontramos foi em relação à impressora térmica, como ela funciona, a qualidade de impressão – e também os cuidados para quem tem a própria impressora – então, no artigo de hoje, gostaríamos de compartilhar com você mais informações sobre a funcionalidade e sobre a usabilidade dessa impressora.
Uma impressora térmica é um dispositivo de impressão que utiliza calor para transferir imagens e texto para um papel. Estes elementos de impressão são geralmente feitos a partir de uma mistura de resina e cera que são aquecidas por um fator de aquecimento, ao aquecer, se fundem ao papel, criando imagens e textos.
As impressoras térmicas são usadas em diversas aplicações, desde impressão de etiquetas de preço em lojas e até mesmo recebidos em caixas registradoras, são populares pelo custo mais baixo e pela facilidade em manusear, além de na maioria das vezes serem mais silenciosas e rápidas, abrindo vantagem em relação a outras impressoras.
Como funciona uma impressora térmica?
Uma impressora térmica funciona aquecendo um rolo de papel e utilizando um processo térmico para produzir textos e imagens. Ao aquecer, a impressora faz a leitura dos dados de saída a serem impressos e através de diferentes temperaturas imprime cada área da imagem ou texto.
O mecanismo tem o seu rolo aquecido em tons pretos e cores vivas, o papel é pressionado por uma cabeça de impressão (também conhecida como cabeça térmica) aquecida por um resistor, fazendo com que o calor penetre o papel, formando uma pequena quantidade de tinta que se mantém até a saída da impressão.
As impressoras térmicas mais atualizadas permitem também a impressão de etiquetas autocolantes e de transferência térmica, sem a necessidade de adição de tinteiros ou toners. Essa tecnologia já está disponível aqui na Be.Do, e agora, iremos falar sobre os cuidados com a sua impressora térmica. Caso você ainda não conheça os cuidados, continue a ler esse texto.
- Fique de olho no Ribbon, se certifique de que ele esteja bem posicionado e que seja de boa qualidade.
- Manuseie a cabeça da impressão com cuidado, ao trocar o Ribbon, faça uma limpeza na cabeça de
- impressão utilizando álcool isopropílico e algodão.
- O rolete de impressão precisa estar íntegro, sem cortes no rolete ou alterações em suas características.
Esses são alguns dos cuidados essenciais para o manuseio da sua impressora térmica, e esperamos que esses tópicos te auxiliem a garantir a longevidade do seu equipamento. Na Be.Do, nós oferecemos soluções para as suas etiquetas adesivas, e os materiais necessários para a boa impressão da sua máquina.
Como são as impressões térmicas?
As impressoras térmicas resultam em impressões de qualidade, ótima resolução e leitura. Suas impressões são nítidas, o que permite a impressão de caracteres menores com nitidez, sendo também uma escolha assertiva para códigos de barra, comprovantes, recibos, avisos, etiquetas e até mesmo tags, e agora, iremos citar três vantagens ao optar por essa forma de impressão:
- Para aquisição de uma máquina, é convidativa pelo seu custo e para possíveis manutenções, sendo mais acessíveis do que outros métodos de impressão.
- Durabilidade longa caso os cuidados sejam constantes e os produtos utilizados de qualidade.
- Eficiência pois ao se tratar de impressões térmicas, é difícil haver erros, borrões depois da impressão – que também é feita com agilidade.
E um ponto extra que pode ser muito importante a ser considerado: A conectividade e a inovação em relação às novas impressoras térmicas, que além de aprimorar performance também se torna mais fácil e acessível, utilizando bluetooth, por exemplo. E essa praticidade, agilidade também são atreladas à qualidade, uma vez que com as inovações, as impressões se tornaram cada vez mais nítidas e claras.
Se você ainda não está pronto para investir em uma máquina de impressão térmica, conte com as nossas soluções para o seu negócio. Estamos prontos para te entregar qualidade e te auxiliar a criar mais um ponto de interação com os seus clientes.